top of page

08 de março - Dia Internacional da Mulher. Vamos falar de saúde?


A saúde da mulher deve envolver diversos aspectos relacionados ao bem-estar físico, emocional e social das mulheres e que devem ser abordados em toda avaliação médica integral para promover qualidade de vida e aumento da longevidade.


  1. Saúde cardiovascular: diz respeito às doenças do coração e dos vasos sanguíneos, que afetam mulheres de todas as idades, mas principalmente após a menopausa. É importante manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas, para prevenir doenças cardiovasculares.

  2. Saúde óssea: relaciona-se com a saúde dos ossos, principalmente na menopausa, quando há uma diminuição da produção de estrogênio, hormônio importante para a saúde óssea feminina. É fundamental manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, além de praticar atividades físicas regulares.

  3. Saúde mental: abordagem de questões como a alteração do sono, depressão, ansiedade, estresse, transtornos alimentares, transtornos de humor, entre outros e que impactam na qualidade de vida da mulher.

  4. Saúde reprodutiva: inclui a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao sistema reprodutivo feminino, como infecções genitais, doenças sexualmente transmissíveis, endometriose, miomas, câncer de mama, câncer de ovário, entre outras.

  5. Saúde sexual: envolve a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com a saúde íntima, educação sexual, entre outros.

  6. Saúde da mulher na terceira idade: prevenção e tratamento de doenças crônicas e degenerativas, como osteoporose, diabetes, hipertensão, Alzheimer, entre outras.


Para cuidar da sua saúde, é fundamental que você converse periodicamente com sua médica!


Um abraço!

Dra. Luciana Dourado


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page